3 técnicas da PNL para combater a procrastinação

A procrastinação é algo natural pois é uma saída que a mente cria para lidar com as pressões internas. O ato de procrastinar está presente no nosso DNA, de acordo com o estudo Genetic Relations Among Procrastination, Impulsivity, and Goal-Management Ability Implications for the Evolutionary Origin of Procrastination

(https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797614526260)

Procrastinar é prejudicial quando impede de alcançar os objetivos e de realizar as atividades diárias importantes para a concretização de projetos e sonhos de vida.

o que é procrastinação??

A procrastinação é definida como o adiamento voluntário de uma ação, mesmo sabendo das consequências negativas futuras. É o ato de adiar a realização de uma tarefa que precisa ser cumprida. Segundo o psicólogo Timothy Pychyl é quando “você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”.

A prática de procrastinar pode ser consciente ou inconsciente. Em ambos os casos, inclui uma decisão de postergar uma atividade e se dedicar a outras tarefas de menor importância e muitas vezes, mais prazerosas.

Justificativas para procrastinar

Você já parou para refletir a respeito do que o leva a deixar de fazer as atividades que são importantes em detrimento a outras de menor relevância?

Existem inúmeras justificativas que você usa, consciente ou inconscientemente, para apoiar o ato de procrastinar e adiar atividades que realmente precisam ser realizadas, tais como:

  • Estímulos externos em excesso ou não tem senso de cobrança e de urgência.
  • Não tem vontade de fazer determinada atividade ou o prazo não está bem definido.
  • Medo da crítica ou do julgamento externo.
  • Perfeccionismo em excesso impedindo o início da atividade.
  • Não tem resultado imediato ou a meta é muito grande e parece distante de ser realizada.
  • Os ganhos não estão bem definidos ou parecem muito distantes.
  • A atividade ou é muito difícil de ser realizada ou é muito fácil e pode ser feita a qualquer momento.
  • Existe dúvida sobre o que e como fazer.

Justificativas para procrastinar são inúmeras e essas são apenas alguns exemplos. Imagine-as como se fossem historinhas que você conta para si mesmo e que justificam o fato de estar adiando aquilo que realmente é para realizar hoje.

Você já se perguntou quais são as historinhas que tem contado para si mesmo e que apoiam o seu hábito de procrastinar?

Colocando a mão na massa

 3 técnicas da PNL para combater a procrastinação

 Por um momento, pare e imagine você daqui a 5 e 10 anos. O que você sente, vê e escuta quando pensa no que alcançou conduzindo sua vida procrastinando? Como é olhar para trás e perceber o quanto não realizou por deixar tudo para depois?

Uma ferramenta poderosa para combater a procrastinação é a Programação Neurolinguística – PNL. Segundo John Grinder, PNL é uma estratégia de aprendizagem acelerada para a detecção e utilização de padrões do mundo.

A PNL contempla um conjunto de estratégias, padrões, técnicas linguísticas e comportamentais que proporciona uma reprogramação mental e comportamental de forma permanente e duradoura.

A PNL congrega as melhores práticas para a mudança interior definitiva com modelos que trazem resultados verdadeiramente efetivos. Ela foi desenvolvida pelos Dr. Richard Bandler e John Grinder.

Você pode saber mais sobre PNL em (LINK TEXTO sobre PNL).

A seguir, apresento três técnicas simples e eficientes da PNL para combater a procrastinação.

1 – Criar valor

Você já percebeu o que lhe motiva a realizar algo? Muito das atividades diárias são realizadas devido aos ganhos que você tem. Levantar esses ganhos pode o motivar e direcionar a sua mente para o prazer de conseguir realizar o que é desejado.

Ter em mente os benefícios da atividade que se propõe, o auxilia em algum momento quando estiver confuso ou desmotivado.

Você pode escrever uma lista dos principais ganhos que desfrutará antes de realizar a atividade que se propôs.

Identifique os ganhos primários e secundários.

Os ganhos primários são aqueles que você terá ao finalizar a realização da atividade. Por exemplo, estudar para concurso, o fim pode ser ter estabilidade e segurança.

Os ganhos secundários são aqueles que você tem ao realizar uma atividade e não é o fim da atividade propriamente dita. Por exemplo quando está lendo um livro, você pode ter o ganho do prazer da leitura e de ter um momento relaxado.

Liste o máximo de ganhos possíveis, no mínimo 5. Esse será o seu combustível para prosseguir, mesmo quando a vontade for de procrastinar.

2 – Compromisso

Você já sabe o quão importante é a realização da atividade a partir dos seus principais ganhos, agora está na hora de se comprometer.

O comprometimento indica o ato de fazer uma promessa mútua e requer responsabilidade. É você assumir a responsabilidade e o compromisso com as suas decisões. É fazer o que precisa ser feito, independente se está com vontade ou não.

Não há sucesso sem comprometimento.

Se pergunte, o quanto de 0 a 10 você está disposto a assumir o compromisso de realizar as atividades que o levam a atingir o seu objetivo?

Uma outra dica que você pode colocar em prática: comprometa-se socialmente, isso lhe obriga a atingir o resultado proposto. Por exemplo, faça um acordo com alguém importante para você, ele pode ser o seu “fiscal”. Poste nas redes sociais, crie um desafio com os amigos. Seja criativo.

3 – Segmentação do objetivo

Você já sabe o quão importante é a realização do seu objetivo e se comprometeu a realizá-lo. Agora é hora de definir a jornada.

Quando não se tem uma jornada bem definida e não se sabe como faze-la, é natural que você desanime.

É importante delimitar uma trajetória, ou seja, segmentar um objetivo em partes menores. Divida uma grande tarefa em uma série de pequenas ações, criando um roteiro sequencial das ações necessárias para o fim desejado.

Por exemplo, se sua meta é ler um livro de 200 páginas e você definiu finaliza-lo em 10 dias, então você precisaria ler 20 páginas por dia. Ler 20 páginas se torna mais fácil do que as 200.

Outra estratégia é definir, também, os principais marcos de sucesso dessa trajetória e celebrar cada etapa que você venceu. Cada marco realizado permite a sensação de andamento das etapas e o motiva ainda mais a ir para a etapa seguinte.

No exemplo anterior da leitura do livro de 200 páginas, seus marcos podem ser o cumprimento de ¼, 1/3, ½ da leitura do livro, ou seja, 50, 66 e 100 páginas, respectivamente. Celebre cada um desses marcos e passe para a próxima etapa.

Vamos revisar?

A procrastinação é algo natural, mas pode ser prejudicial quando impede a realização dos seus objetivos.

Apesar da procrastinação ser natural, pode-se conviver com ela e combate-la com as estratégias que ensinamos aqui.

Nesse artigo mostramos três estratégias simples e poderosas da PNL para combater a procrastinação. Duas delas fazem parte da ecologia da PNL, ou seja, verifica os ganhos da mudança e o grau de comprometimento é checar internamente seus sentimentos em relação a uma ação e se vale a pena mantê-la.

Outra técnica da PNL que pode ser utilizada para combater a procrastinação é a segmentação, em que você divide o seu objetivo em etapas menores, sendo mais específico e detalhado.

Coloque essas dicas em prática e veja o resultado. Seja persistente, pois um hábito como a procrastinação necessita ser combatida dia após dia.

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais como a PNL pode te auxiliar nos seus desafios do dia a dia? Deixe o seu comentário abaixo e conte suas experiências com essas dicas. E se você gostou desse artigo, compartilhe.

MENTORA ELIENAI PEREIRA

Especialista em Liderança Executiva

Diretora Executiva Supra Alimentos, Palestrante, Master Trainer empresarial, formada em Teologia, Direito, MBA  em Gestão de Vendas pela FGV, Especialização em Liderança e Negócios  pela Harvard Business School – EUA, Liderança e Coaching pelo College Business da Universidade de Ohio – EUA, MBA em Desenvolvimento Humano, Especialista em inteligência emocional, Hipnoterapeuta e Master em Programação Neurolinguística.

MENTORA KENNYA FERNANDES

Kennya Fernandes, atua ativamente, há 3 décadas de experiência na área da  Educação, na formação e orientação de milhares de alunos, pais e professores, na escola pública do DF.

Idealizadora do Instituto INVESTSER.

Ministrou aulas , analisou e supervisionou dezenas de futuros psicanalistas em cursos de Psicanálise Clínica.

Hoje atua como Psicanalista Clínica , Orientadora Educacional.  Mentora Executiva para terapeutas, Orientadores Educacionais e Pais de adolescentes.

Hipnoterapeuta, palestrante, Reprogramadora Mental.

Realizou diversas palestras na escolas públicas e particulares do DF e entorno.

Master em Hipnose e

Master em  PNL  ambos pelo instituto Inner.

Pedagoga

Psicopedagoga

Especialista em Neurociência Comportamental e Cognitiva com ênfase em PNL

Especialista em Psicanálise e Saúde Mental

Palestrante Educacional

Trainer

MENTOR MARIO RONDON

Mentor e Educador Executivo. Master em PNL. Piloto militar e da aviação civil. Mestre em Educação; especialista em Mindset Ágil e Growth Hacking; Especialista em Gestão de segurança operacional e em Psicologia Positiva e Desenvolvimento do potencial Humano. Professional Scrum Master, Líder Ágil e gerente de projetos. Professor nos cursos de Administração, Gestão de Pessoas e Aviação Civil. Facilitador em treinamentos com foco em Alta performance, liderança, mentalidade ágil, comunicação e gestão do tempo

AO VIVO | 100 % GRATUITO COM CERTIFICADO

Digite seu melhor email

Receba uma notificação quando abrirmos novas vagas.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?