Aumentar sua inteligência emocional como uma equipe não é algo que acontece da noite
para o dia. É um processo contínuo, que exige tempo e esforço de todos os envolvidos. Para
ajudá-lo em seu caminho para desenvolver a inteligência emocional de sua equipe, criamos
este guia prático; algumas dicas, técnicas e estratégias para que você comece a trilhar o
caminho certo. Inteligência Emocional é essencialmente a capacidade de compreender e
administrar nossas próprias emoções, assim como reconhecer e responder às emoções dos
outros. Aumentá-la como uma equipe requer confiança, honestidade e comunicação aberta –
tudo isso é a base para uma equipe emocionalmente inteligente. Aqui estão 3 maneiras de
aumentar a inteligência emocional em sua empresa:
Ter reuniões regulares de equipe para fazer o check-in e alinhar
Quando as pessoas estão em sintonia umas com as outras, elas são capazes de apoiar e
ajudar umas às outras. Quando isso não acontece, a equipe é menos eficaz. Para aumentar os
níveis de confiança, abertura e conexão entre os membros de sua equipe, comece a ter
reuniões de equipe regulares. Estas reuniões não são para tomar medidas ou discutir
questões relacionadas ao trabalho. Ao invés disso, elas são uma oportunidade para verificar
com cada pessoa da equipe. Estas reuniões ajudam a construir um clima de confiança,
conexão e abertura.
Elas proporcionam um espaço para as pessoas compartilharem o que
está acontecendo em suas vidas em um ambiente seguro e sem julgamentos. Isto permite
que os membros da equipe se sintam mais conectados, e mais investidos uns nos outros.
Isto aumenta a sensação de fazer parte de uma equipe, ao invés de simplesmente serem
colegas. A verificação regular com os membros de sua equipe permite que você perceba
quaisquer sinais de estresse e os apóie com o curso de ação apropriado. Também lhe dá a
oportunidade de lidar com quaisquer tensões ou problemas que possam estar surgindo,
antes que eles se tornem problemas maiores.
Estabelecer uma cultura de feedback
Como mencionado acima, aumentar a inteligência emocional de sua equipe significa ter uma
comunicação aberta. Uma das melhores maneiras de fazer isso é criando uma cultura de
feedback. Isso significa que a cada oportunidade – seja em reuniões individuais, reuniões de
equipe, ou mesmo durante os intervalos para café – você está ativamente encorajando os
membros de sua equipe a darem feedback uns aos outros. Seu feedback deve estar focado
em ajudar seus colegas, não em julgá-los ou criticá-los. O feedback é sobre o apoio aos
membros de sua equipe para alcançar seus objetivos, e deve ser dado de uma forma
construtiva e sem julgamento. Os membros de sua equipe devem se sentir à vontade para
receber feedback, assim como para fornecê-lo. Isto os ajudará a construir relacionamentos
baseados na honestidade e confiança, o que, por sua vez, ajudará sua equipe a se tornar
mais inteligente emocionalmente.
Tenha exercícios de construção de empatia para sua equipe
A inteligência emocional também é ser capaz de reconhecer e responder adequadamente às
emoções de outras pessoas. Você pode ajudar os membros de sua equipe a aumentar sua
inteligência emocional, encorajando-os a se tornarem mais empáticos. Você pode fazer isso
adotando alguns exercícios de construção de empatia nas reuniões de sua equipe, ou
mesmo tendo exercícios de construção de empatia como parte de seu tempo regular de
ligação com a equipe.
Alguns exemplos incluem: – Role-playing – Coloque os membros de sua
equipe em diferentes cenários e peça-lhes que interpretem como eles lidariam com as
reações de seus colegas. Isto os ajudará a entender como diferentes membros da equipe
respondem a situações baseadas em sua personalidade, e os ajudará a se tornarem mais
empáticos com seus colegas. – Cautela – Cautela é estar plenamente presente no momento, e
experimentar o mundo como ele é. A prática da consciência pode ajudar os membros de sua
equipe a compreender suas próprias emoções, assim como as emoções dos outros. Também
pode ajudá-los a reagir com mais calma às situações e a tomar melhores decisões.
Conclusão
Como você pode ver, aumentar a inteligência emocional de sua equipe é muito mais do que
apenas ser uma pessoa legal. Trata-se de ser capaz de reconhecer e responder
adequadamente às emoções de seus colegas, bem como administrar suas próprias emoções
para que você possa tomar decisões inteligentes e bem informadas. Se você quer se tornar
uma equipe realmente grande, você precisa se concentrar em mais do que apenas trabalhar
como um grupo – você precisa começar a se sentir como uma equipe