As empresas de hoje operam em um ambiente de ritmo acelerado e orientado por dados que premia as empresas que podem se adaptar rapidamente aos novos desafios e oportunidades. Como resultado, as organizações estão procurando soluções que não apenas reduzam seus custos, mas também as ajudem a responder mais eficientemente às mudanças do mercado. Vimos esta transição ocorrer primeiro com o software, onde a adoção de serviços em nuvem levou a implantações e ciclos de atualização mais rápidos, ao mesmo tempo em que reduziu os custos de manutenção. A inteligência artificial (IA) é o próximo passo nesta evolução. A IA tem muitas aplicações diferentes, mas é usada principalmente para automatizar tarefas que seriam um desafio apenas para humanos ou computadores. A combinação de IA e robótica de software continua a remodelar as operações comerciais em todos os lugares. Continue lendo para saber mais sobre como a IA e a robótica de software irão mudar o futuro da tecnologia empresarial.
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é um sistema de computador capaz de imitar os processos e comportamentos do pensamento humano. Ele permite que os computadores se tornem sistemas de auto-aprendizagem que operam sem as limitações das instruções programadas. A IA já é amplamente utilizada em aplicações cotidianas como chatbots, algoritmos de mecanismos de busca e assistentes virtuais como Siri. Espera-se que a tecnologia continue a crescer rapidamente nos próximos anos. Há três tipos principais de IA. O primeiro é a IA estreita, que se concentra em uma tarefa específica como reconhecimento de imagem ou tradução de idiomas. A IA geral, por outro lado, é mais avançada e pode realizar uma variedade de tarefas.
Finalmente, há a IA forte, que é um sistema de computador que tem um nível de inteligência comparável ao de um ser humano. A IA forte ainda está muito longe. Entretanto, a IA estreita já está sendo implementada em uma variedade de indústrias, incluindo saúde, manufatura e finanças. Espera-se também que ela desempenhe um papel proeminente no crescimento da Internet das Coisas (IoT). A IA será essencial para otimizar o fluxo de dados entre os dispositivos, humanos e sistemas da Internet das Coisas (IoT).
A importância da robótica de software
Uma solução de automação de processos robótica (RPA) cria uma interface entre o sistema fonte e um agente virtual, ou robô de software, que imita a interação do usuário com o sistema. Esta interface é uma API que lê e escreve para o sistema fonte e segue as regras comerciais que regem os dados. As soluções RPA são tipicamente usadas para automação de processos de negócios e transformação de dados como parte de uma implementação de IA. Elas podem ser construídas sobre uma estrutura de software existente, como um ônibus de serviço empresarial (ESB) ou um motor de orquestração. Alternativamente, elas podem ser construídas em uma linguagem semelhante a um script, como JavaScript ou .NET. As melhores soluções RPA têm características avançadas como processamento de linguagem natural (PNL), IA, aprendizado de máquina, arquitetura orientada a eventos e programação baseada em fluxo.
Como a IA mudará a maneira como trabalhamos?
Espera-se que a IA transforme a forma como as empresas administram seus ativos existentes, bem como seus investimentos em novas tecnologias. Isso será feito permitindo que as organizações façam previsões mais precisas sobre eventos futuros com base em dados atuais e históricos. A IA pode ser usada para ajudar as organizações a aprender com seus erros passados, assim como com os padrões de compra e os dados de uso de seus clientes. Como os robôs de software guiados pela IA processam dados mais rápida e precisamente do que os humanos, eles podem ser usados para automatizar processos comerciais não essenciais.
Isto pode ser particularmente útil em indústrias como saúde, serviços financeiros e telecomunicações, onde os requisitos de conformidade são altos. Estes sistemas são projetados para replicar a interação humana com software e sistemas existentes. Eles podem ser usados para automatizar tarefas administrativas e repetitivas, identificar problemas e proativamente recomendar soluções. Soluções de automação de processos robóticos (RPA) podem ajudar as organizações a reduzir seus custos, simplificar seus processos comerciais e melhorar as experiências de seus clientes.
Robo-ADC e Robo-Trading
A RPA pode ser usada para melhorar as funções de back-office, tais como contas a receber (ADC). Um robô de software pode ler o sistema fonte e simular um processo ADC no ambiente virtual. Isto permite que a empresa verifique se o sistema está funcionando sem problemas e crie um plano de ação para melhoria. Estes sistemas também podem ser usados para monitorar o desempenho de um sistema de back-office existente. Por exemplo, se um sistema ADC estiver demorando mais do que o normal para processar o pagamento de um cliente, o software RPA pode detectar o problema e alertar o administrador do sistema.
Isto pode ajudar as empresas a evitar atrasos e resolver proativamente os problemas antes que eles se tornem problemas significativos. O mesmo conceito pode ser aplicado às atividades comerciais, onde os sistemas RPA podem gerar sinais comerciais baseados em dados de mercado em tempo real.
Robo-Recrutamento e Robo-HR
A automação robótica de processos também pode ser usada para simplificar tarefas administrativas e manuais relacionadas a recursos humanos (RH) e recrutamento. As soluções RPA podem ser usadas para gerar relatórios de funcionários e rastrear o desempenho. Elas também podem ser usadas para gerenciar benefícios, criar nova documentação de contratação e responder a questões relacionadas aos funcionários. Da mesma forma, estas soluções podem ser aplicadas ao recrutamento, gerando documentos dos candidatos e pontuando os candidatos. Elas também podem ser usadas para gerenciar as atividades de bordo. Os sistemas RPA podem até mesmo ser usados para gerenciar as demissões dos funcionários.
Conclusão
A inteligência artificial é um sistema informático que pode imitar os processos e comportamentos do pensamento humano. A inteligência artificial pode ser usada para ajudar as organizações a aprender com seus erros passados e fazer previsões mais precisas sobre eventos futuros com base em dados atuais e históricos.
Robôs de software guiados por IA processam dados mais rapidamente e com mais precisão do que os humanos podem fazer. Eles podem ser usados para automatizar processos comerciais não essenciais e ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro.